O Período Neolítico

A Revolução Agrícola

Última fase da Idade da Pedra

Filme sobre o Período Pré-Neolítico

Este filme (Alpha), explora as principais características e transformações ocorridas entre o período Paleolítivo e o Período Neolítico.

O que foi o Neolítico?

O Período Neolítico, ou Nova Idade da Pedra, representa a última fase da Idade da Pedra, caracterizada pelo desenvolvimento da agricultura, domesticação de animais e uso de ferramentas de pedra polida. Este período marcou uma transição fundamental no modo de vida humano.

O termo foi cunhado no final do século XIX para descrever três períodos distintos: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico. A principal característica do Neolítico é a mudança de sociedades nômades caçadoras-coletoras para comunidades agrícolas sedentárias.

Ferramentas neolíticas

Ferramentas de pedra polida do período Neolítico

Cronologia do Neolítico

Oriente Próximo

Por volta de 9000 a.C. - Primeiro desenvolvimento da agricultura

Sudeste da Europa

Por volta de 7000 a.C. - Início das práticas agrícolas

Europa Central

Por volta de 5500 a.C. - Adoção da agricultura

Norte da Europa

Por volta de 4000 a.C. - Chegada do Neolítico

Leste Asiático

6000-2000 a.C. - Período Neolítico estendido

Nota:

O desenvolvimento do Neolítico foi gradual e ocorreu em momentos diferentes em várias regiões do mundo. A cerâmica nem sempre apareceu após a agricultura, variando conforme a região.

Foi realmente uma Revolução?

O termo "Revolução Neolítica" foi popularizado na década de 1940 por Gordon Childe para descrever o profundo impacto da agricultura. No entanto, evidências arqueológicas mostram que essa transição foi mais gradual do que revolucionária.

Antes da agricultura plena, existiu um período de vida seminômade, com redes de acampamentos onde grupos combinavam caça-coleta com pequenas atividades agrícolas. A mudança completa para a agricultura levou séculos em muitas regiões.

Exemplo de transição gradual:

No sítio de Tell Abu Hureyra (Síria), a caça de gazelas diminuiu gradualmente enquanto a criação de ovelhas aumentou, mostrando uma transição lenta do forrageio para o cultivo.

Cerâmica neolítica

Cerâmica do período Neolítico

Principais Desenvolvimentos

Tecnologia e Ferramentas

  • Ferramentas de pedra polida mais eficientes
  • Inovações em pontas de flechas (9600-6900 a.C.)
  • Desenvolvimento de redes de intercâmbio cultural
  • Introdução da cerâmica (varia conforme região)

Organização Social

  • Transição para sociedades sedentárias
  • Aparecimento de estruturas de armazenamento coletivo
  • Sociedades tornam-se menos igualitárias e mais hierárquicas
  • Primeiras fortificações (ex: muralhas de Jericó)

Mudanças na Alimentação

Evidências de desgaste dentário mostram dieta baseada em cereais. Com a cerâmica, houve redução no desgaste mas aumento de cáries, indicando mudança para alimentos cozidos como mingau.

Uso da Terra

Desmatamento, cultivo de cereais armazenáveis, desenvolvimento de tecnologias como arado e sistemas de irrigação, levando ao aumento populacional e surgimento de vilas.

O Fim do Neolítico

Armas da Idade do Bronze

Armas da Idade do Bronze

O final do período Neolítico é marcado pela introdução da metalurgia do cobre (Era Calcolítica ou Encolítica), que representou a transição para a Idade do Bronze.

O bronze, uma liga de cobre e estanho, era superior ao cobre puro para fabricação de armas e ferramentas. Sua adoção tornou obsoleta grande parte da tecnologia de pedra, marcando o fim da Idade da Pedra e o início de uma nova era tecnológica.